Artigo por: Dr. Guilherme Mônaco de Mello, publicado na página 17 da Folha de Piracicaba – Edição Corporativa, de 16 de setembro de 2026.
Existe um hábito ainda comum entre pequenos e médios empresários: procurar orientação jurídica somente quando o problema já chegou. O empregado ajuizou a reclamação, o cliente deixou de pagar, o fornecedor descumpriu o contrato, surgiu o conflito entre os sócios ou a fiscalização bateu à porta. Nesse momento, espera-se que o advogado encontre a solução.
O problema é que o Direito, assim como a medicina, costuma ser mais eficiente quando atua antes da emergência.
Durante muito tempo, a advocacia empresarial foi associada principalmente ao litígio. O advogado era lembrado quando havia uma ação para propor ou uma defesa a apresentar. Essa realidade mudou. A crescente complexidade das relações empresariais tornou a prevenção jurídica parte da própria administração do negócio.
Uma pequena empresa talvez não necessite de um departamento jurídico, mas dificilmente pode prescindir de orientação permanente. Contratos com fornecedores, relações trabalhistas, locação comercial, questões tributárias, cobrança de clientes, responsabilidade dos sócios e sucessão empresarial são situações rotineiras capazes de produzir consequências muito maiores do que aparentam.
Há um paradoxo conhecido de quem acompanha empresas de perto. Muitas vezes o empresário hesita em gastar para revisar um contrato, mas depois não tem alternativa senão gastar muito mais quando aquelas mesmas cláusulas dão origem a uma ação judicial que se prolonga por anos. O custo da prevenção é visível e imediato. O prejuízo evitado, justamente porque não aconteceu, raramente aparece na contabilidade.
Prevenir, entretanto, não significa criar obstáculos nem transformar cada decisão empresarial em uma consulta jurídica. Um bom assessor deve fazer exatamente o contrário. Precisa compreender o negócio, identificar os riscos relevantes e ajudar o empresário a decidir com segurança, sem burocratizar aquilo que pode ser simples.
Isso é especialmente importante nas pequenas e médias empresas, nas quais o patrimônio da sociedade muitas vezes foi construído durante décadas e se confunde, econômica e emocionalmente, com a história de uma família. Um conflito entre sócios, uma garantia pessoal prestada sem adequada avaliação ou uma sucessão não planejada podem colocar em risco não apenas a empresa, mas patrimônio e relações familiares construídos ao longo de uma vida.
Também mudou a função do advogado. Não basta conhecer a lei e saber litigar. Quem assessora uma empresa precisa compreender sua atividade, seus custos, seu mercado e seus objetivos. Uma solução juridicamente perfeita, mas economicamente inviável, dificilmente será uma boa solução empresarial.
A prevenção jurídica, portanto, não deve ser vista apenas como despesa. É também instrumento de gestão. Seus resultados aparecem na qualidade dos contratos, na redução dos conflitos, na organização das relações entre sócios e empregados e, sobretudo, na possibilidade de tomar decisões conhecendo previamente seus riscos e consequências.
Nenhum advogado elimina os riscos de empreender, assim como nenhum planejamento é capaz de prever todas as crises. Existe, porém, uma diferença considerável entre enfrentar um problema inevitável e descobrir, tarde demais, que ele poderia ter sido evitado.
Talvez seja essa a mudança de cultura que ainda precisamos consolidar. O melhor trabalho do advogado nem sempre é aquele que vence uma grande causa. Muitas vezes é aquele que evita que ela exista.


